Biografia

Conheça a história do senador Pedro Chaves

Pedro Chaves dos Santos Filho, nasceu em 7 de dezembro de 1940, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul.

Economista, educador, professor universitário, político e empresário.

É um empreendedor vanguardista em Educação, Ciência e Tecnologia, idealizou em Mato Grosso do Sul uma das mais abrangentes e qualificadas universidades no Brasil.

Foi reitor da UNIDERP- Universidade para Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Empreendedor visionário, a rede de inteligências plantada por ele inclui instituições que vão do ensino fundamental ao terceiro grau, com estruturas docente e metodologia curricular de excelência e os mais modernos processos de aprendizado, desde a avaliação de vocações à capacitação, aprendizado de campo e laboratorial, pesquisas, intercâmbios locais e internacionais nas diversas áreas do conhecimento humano.

A semente dessa rede foi a Escola Mace – Moderna Associação Campograndense de Ensino, de Campo Grande. Um embrião, que prosperou com a criação do Centro de Ensino Superior de Campo Grande, (Cesup) e se consolidou como referência com a criação da Uniderp. Ao ser transferida ao controle acionário do Grupo Anhanguera, a Uniderp já contava com 30 mil alunos, dos quais 16 mil em cursos presenciais, 12 mil à distância e 2 mil em Especialização e Mestrado.

A semente Mace plantada por Pedro Chaves dos Santos Filho transformou-se num imenso e inclusivo arvoredo de saber, conhecimentos e cidadania espalhado nos principais municípios do Estado, que impulsiona diferentes gerações, especialmente os jovens, a pensar as cidades, o Estado e o País onde vivem com olhar no futuro, na sustentabilidade humana e ambiental, na saúde das convivências.

No auge de uma das mais violentas crises da Santa Casa de Campo Grande, um dos maiores hospitais do Centro-Oeste, Pedro Chaves foi convidado para presidir a Junta Administrativa da Santa Casa. Ocupou o cargo até julho de 2010, quando aceitou o convite para ser suplente do senador Delcídio Amaral, que se candidatava à reeleição. Sua escolha, tinha motivadores específicos, entre os quais o largo conhecimento sobre Ensino, Saúde, Meio Ambiente e Cultura e o compromisso com a modernidade científica e tecnológica como ferramentas de evolução humana, social e econômica de todos os povos.